17/11/2001

Pe. Revislande

perevis@technet.com.br

 

 Os Livros Apócrifos... 

 

Os Manuscritos

 

   Gostaria de lhes informar algumas coisas interessantes sobre os Manuscritos Sagrados.

   O cânon que hoje compõe, com 73 livros, a Bíblia católica foi oficializado pelos Concílio de Trento (séc. XVI) e o Concílio Vaticano I (XIX).

   Mas, existem outros manuscritos que falam sobre os mesmos assuntos, mas que não tidos como inspirados não estão incluídos no cânon oficial. Eles são chamados de "apócrifos".

   Apócrifo é uma palavra grega (apócryphos) que significa oculto, secreto, escondido. Esses livros foram assim chamados porque não eram usados publicamente, ou seja, não eram usados oficialmente na liturgia e no ensino. Alguns são de origem judaica mas não eram lidos nas sinagogas. Outros, de caráter cristão, mas não eram lidos nas igrejas. São geralmente datados dos últimos séculos a.C. ou dos primeiros séculos d.C. Na maioria aparecem sob nomes de autores fictícios.

   Alguns dos apócrifos, principalmente os mais antigos, trazem pormenores que se perpetuaram na liturgia e nas artes: os nomes dos pais de Maria, Joaquim e Ana; o nascimento de Jesus numa gruta e a presença do boi e do jumento; o nome dos três reis magos; Longino, o soldado romano que traspassou o lado de Jesus com a lança; a história de Verônica e do seu véu, etc...

Os apócrifos gozaram de especial estima e exerceram influência no meio dos primeiros cristãos. Diversos fatos da vida de Jesus e muitos de seus milagres não constam nos livros canônicos, mas foram conservados pelos apócrifos. Lembremos o que diz São João no seu evangelho: "Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro." (Jo 20,30)

   Muitos apócrifos contêm passagens cheias de fantasias e lendas não verídicas. Outros, em grande parte, estão cheios de princípios errôneos provenientes das heresias que sugiram nos primeiros séculos. A principal foi o gnosticismo. Constituía na tentativa de associação do cristianismo com idéias da filosofia grega. O gnosticismo seria o mais profundo conhecimento de Deus, do mal e da salvação. [Gnose (gnôsis) = conhecimento]

Quero finalizar com a admoestação de São Paulo na epístola aos Colossenses 2,8: "Tomai cuidado para que ninguém vos escravize por meio da filosofia, vã e sedutora, que se baseia na tradição humana e nos elementos do mundo e não em Cristo".

 

Boa Vista, 15/11/2001.

 

José E. Fraxe

 

 

 

José Fraxe

jefraxe@uze.com.br

Para entrar em contato conosco:
Telefone: 224-2635
E-mail: parosaofrancis@bol.com.br 

   Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
(João 14:6) 

Informações do

Curso

  Dia:  quinta-feira

Horário: 19:30h

Material: Trazer uma Bíblia e um caderno de anotações.

Local: Salão São Francisco. Na sede da Paróquia.

Home