Com o titulo de "Mensagem Católica", circula já a 7 anos em nossa cidade, um informativo que informa e forma a comunidade católica da cidade que abrange as três paróquias da cidade.

Este jornal é mantido pela Pastoral da Comunicação, que já atua a nível de cidade a 8 anos, e mantém ainda um programa de rádio com o mesmo nome, programa diário, e pago para veiculação na emissora da cidade.

ATUALIZAÇÃO = 01.12.99

MATÉRIAS PUBLICADAS NA EDIÇÃO DE

DEZEMBRO DE 1999 ( Nº 78 )

ADVENTO

O Advento é um tempo importantíssimo para cada cristão, porque celebra a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história da humanidade. Essa vinda de Jesus Cristo nos trouxe a salvação, o perdão dos pecados e a graça de Deus.

Esse tempo é de sensibilidade e expectativa. "O Senhor está para chegar". Por isso, o cristão deve estar ativo, pois o Senhor pode chegar em qualquer hora e nós devemos estar preparados.

Essa dinâmica da Salvação é mais ou menos a seguinte. Um dia o Senhor vai chegar definitivamente, no Natal o Senhor chega a cada ano entre nós, mas em todo momento o Senhor passa por nós, nos acontecimentos diários, nas pessoas e nos pobres. É preciso estar atentos, porque podemos perder a oportunidade de nos salavarmos naquela situação. Este tempo do Advento nos convida a termos algumas atitudes concretas.

a) Manter-nos vigilantes na fé:

na oração, para com muita sensibilidade percebamos os "sinais" de Deus em nossa vida, nossa família e nossa sociedade;

b) Convertemos:

Buscar os caminhos traçados por Deus. Mudar a rota da vida. Quantos de nós vivemos "mediocramente", fazendo de conta que somos cristãos. Como resultado desta conversão, a confissão seria muito importante para curar o nosso coração machucado por tantos pecados;

c) Ser alegre: temos a certeza de que o senhor vem, por isso devemos ficar felizes, como ficamos quando vem nos visitar uma peossoa querida ou importante. Ficamos anciosos, antes de sua chegada, preparamos a casa para que ela se sinta à vontade conosco. Jesus Salvador é o menino que estará no meio de nós;

d) A Caridade:

tratar as pessoas com delicadeza, carinho paciência, pois nessa pessoa pode estar Jesus.

e) Manter o coração vazio de si:

pois só um coração assim será capaz de reconhecer o Senhor que virá. Pois Ele não virá a cavalo, com grande poder. Ele virá certamente disfarçado numa criança simples, como a criança de Belém. Por isso, só o reconhecerá, quem tiver o coração, como o de Maria, José, João Batista, Isabel ...

f) Participar da Celebração Eucarística com muita fé:

é acolher e reconhecer o Senhor que continuamente vem ficar no meio de nós, através da partilha do pão e da Palavra.

Neste ano temos motivos de sobra para nos preparar bem, pois é a maior festa cristã. Dois mil anos da encarnação de Jesus. Se em todas as religiões o homem vai até Deus, em nosso cristianismo, e Deus que vem até nós. O maior presente de Deus à humanidade é Ele tornando-se presente em nós, caminhando conosco, armando a sua tenda entre nós.

Para nos prepararmos, teremos quatro domingos. Em cada semana somos convidados a vencer os vícios, amles, convertendo-nos ao Senhor. Não pdemos perder tempo, pois serão só quatro semanas. Estejamos preparados ou não, o Senhor virá. Que triste será se nós perdermos a oportuinidade de acolhê-lo em nossa vida.

Nenhuma família cristã, poderá ficar sem fazer a Novena de Natal, junto aos vizinhos. Eme todo o nosso bairro deve-se criar um clima de expectativa e alegria pelo Natal. Procure em sua paróquia os livrinhos e mãos à obra. O menino Jesus te abençoará.

Pe. Manoel - msc ( paróquia Santa Rita de Cássia - Pirassununga)

UM DOS MAIORES PONTIFICADOS DA HISTÓRIA

No dia 16 de outubro, o papa João Paulo 2º completou 21 anos de pontificado. É o décimo sucessor direto de Pedro a maior tempo na Santa Sé, e, sem dúvida, aquele que entrou em contato com maior quantidade de pessoas em toda a história do cristianismo.

Segundo cálculos da televisão vaticana, 300 milhões de pessoas entraram em contato com o papa Vaticano, em 88 viagens pelo mundo e em suas 137 viagens pela Itália. Até o dia 30 de setembro deste ano, 16 milhões, 628 mil e 130 pessoas tinham conseguido bilhete de ingresso para participar de algumas de suas audiências gerais ou especiais com o papa João Paulo 2º no Vaticano.

Sem dúvida este número deve multiplicar-se por 5, a quem, participou de cerca de 55 orações anuais do "Angelus" na praça de São Pedro ou Castel Gandolfo, às audiências públicas ou as missas papais e visitas paroquiais realizadas em Roma, não incluídas na cifras das viagens da Itália.

Além disso, os cálculos indicam que dois milhões de pessoas viram-no diretamente em suas viagens internacionais. Só em sua visita à Polônia, em junho deste ano, apolícia calculou em nove milhões o número de fiéis que se mobilizaram para estar na presença do papa em alguma das 23 cidades do roteiro, que dizer um quarto da população polonesa.

O papa visitou um total de 960 localidades em todos os seus roteiros, em 15 dos quais havia um milhão ou mais de pessoas presentes. João Paulo 2º ostenta também o recorde de distância, tendo percorrido 1.151.327 quilometros que antes do fim do ano serão incrementados significativamente com a sua já anunciada visita à Índia e Georgia, com o qyue terá coberto o equivalente a três vezes a distância da Terra à Lua. O pontificado de João Paulo 2º é o décimo em duração na história do cristianismo e o amior do século XX. Só foi superado pelos pontificados de:

São Pedro 30 a 64 - 34 anos

Pio 9º 1846 a 1878 - 32 anos

Leão 13 1878 a 1903 - 25 anos.

Pio 6º 1775 a 1799 - 24 anos

Adriano 1º 772 a 795 - 23 anos

Pio 7º 1800 a 1823 - 23 anos

Alexandre 3º 1159 a 1181 - 22 anos

São Silvestre 314 a 335 - 21 anos

Leão 1º 440 a 461 - 21 anos

Superará a Leão 1º conhecido como Leão o Grande, passando para o 9º lugar, quando 21 anos e um mês de pontificado e, no ano 2000 deixará para trás a São Silvestre e a Alexandre 3º.

 

FRATERNIDADE 2000 É ECUMÊNICA

As Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - Conic ( Igreja Católica Apostolica Romana, Igreja Cristã Reformada, Igreja Episcopal Anglicama no Brasil, Igreja Evangelica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Metodista, greja Ortodoxa Siriana, Igreja Presbiteriana Unida), assumiram o compromisso de realizar juntas uma Campanha da Fraternidade por ocasião dos 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo.

A Campanha da Fraternidade do ano 2000 será, portanto, ecumênica. Ecumênica porque as Igrejas do Conic a realizarão juntas e, ainda que sob sua resoponsabilidade, estará aberta às participação de todas denominações que quiserem nela comprometer-se, no espírito do ecumenismo. Para essa finalidade foi constituida uma comissão responsável pela sua realização. Informações sobre a campanha na Internet: www.cf2000.org.br

OBJETIVOS

A CF-2000 é uma campanha que mobiliza as Igrejas cristãs, em defesa da dignidade humana. Envolve a responsabilidade das Igrejas comprometidas com o Movimento Ecumêncio e com a causa da unidade visivel da Igreja de Jesus Cristo.

O tema escolhido, a dignidade humana, consiste numa condição básica para a paz, que deve ser vista não apenas como a ausência da guerra mas, em sentido bíblico, como bem-estar da convivência cotidiana. As pesquisas apontam a questão da violência, depois do desemprego, como o maior problema da sociedade atual.

O lema "Novo Milênio sem exdclusões", inspirado pela expectativa do início do Terceiro Milênio da Era Cristã, mostra uma sociedade que se vem organizando cada vez mais em função do bem-estar de um milênio solidário, sem exclusões, que respeita os direitos humanos.

COMPROMISSO

1) Criar equipes ecumênicas de Campanha nos diversos níveis ( regional. municipal, diocesanos, paroquiais, presbiterianos, sinodais, etc.)

2) Encarregar pessoas para tomar iniciativas de formação e funcionamento destas equipes, estabelecendo contatos com pessoas de outras igrejas...

3) Contatar as representações locais e regionais do CONIC, as equipes da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ou outros grupos ecumênicos...

4) Estabelecer contato com o CONIC para qualquer informação sobre a realização da Campanha.

 

NÃO HÁ JUDEU NEM GREGO ...

A dignidade humana é o critério fundamental da Doutrina Sociala da Igreja.

Todo ser humano é pessoa isto é, natureza dotada de inteligência e vontade livre e desta natureza nascem deveres e direitos universais invioláveis, inalienáveis. O homem exece portanto, o universo das coisas por isso não é individuo, mas pessoa e como pessoa recebe a dignidade de Deus, imagem e semelhança da Divindade, chamada a filiação divina.

Pessoa é todo ser humano, independente de sua idade, sexo, raça, condição cultural ou social, não importa seu credo religioso, sua filiação política sua adesão a determinada ideologia. Todas as pessoas são iguais perante Deus.

"Não há judeu, nem grego, nem servo, nem livre, nem homem, nem mulher, uma vez que todos vocês são um em Cristo". Esta afirmação de Paulo Apóstolo aos Gálatas 3,28 é também para nós, viventes do século XX.

Quando Jesus se faz carne, isto é o máximo da valorização humana. O homem eternamente idealizado é eternamente eleito em Jesus Cristo.

A pessoa humana é o sujeito, o centro e o fim de toda a atividade social, política e econômica da sociedade . A cidadania se torna concreta deixa de ser vazia. Quando a pessoa de fato conquista seus direitos civís, sociais e econômicos.

Os direitos humanos não podem apenas figurar na Declaração dos Direitos Humanos e na Constituição de um País, é preciso que sejam cumpridos.

DIREITOS UNIVERSAIS:

Válidos para todos sem exceção, tenham comportamento que tiverem, inocentes ou culpados, ricos ou pobres.

DIREITOS INVIOLÁVEIS:

Ninquém em nenhuma situação, seja qual for a justitificativa, está autorizado a violá-los.

DIREITOS INALIENÁVEIS:

Não pode ser tirado, nem a própria pessoa pode abrir mão deles porque decorrem simplesmente do fato de alguém ser humano e a pessoa não consegue deixar de ser humana nem que queira.

Deus leva tão a sério o cumprimento dos direitos humanos, que manda embora aquele que aparece no templo para fazer orações e oferecer sacrificios, sem mostrar respeito pelo direito dos irmãos, confirma a reflexão de Isaias 1, 15-17.

"Quando vocês erguem para mim as mãos eu desvio o meu olhar, ainda que multipliquem as orações eu não escutarei, as mãos de vocês estão cheias de sangue.

Lavem-se, purifiquem-se tirem da minha vista as maldades que vocês praticam. Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem, busquem o direito, aprendam a fazer o bem, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viuva."

Deus não nos obriga, Ele nos convida à conversão: lutar pela garantia dos direitos humanos de todas as pessoas, porque não há rico, nem pobre, nem servo nem livre, nem homem nem mulher, branco, negro, somos um em Cristo Jesus.

 

IGREJAS CRISTÃS LANÇAM TEXTO-BASE PARA NOVO MILÊNIO SEM EXCLUSÃO

Para unir as Igrejas no testemunho comum da promoção de vida digna para todas as pessoas, na denúncia às ameaças à dignidade humana e no anúncio do evangelho da paz, O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil ( Conic) organiza a Campanha da Fraternidade 2000 Ecumênica.

O Conic e constituído das Igrejas Católica Apóstolica Romana, Cristã Reformada, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangelica de Confissão Luterana no Brasil, Metodista, Ortodoxa Siriana, Presbiteriana Unida, Presbiteriana Independente. Mas a Campanha da Fraternidade Ecumênica está aberta a participação de todas as denominações cristãs que quiserem aderir.

O texto-base é convite para que todos se integrem neste movimento em busca da dignidade humana e da paz. O texto enfoca aspectos que permitem uma reflexão sobre o tema "Dignidade Humana" e o lema "Novo milênio sem exclusões", que de certa forma sintetiza os objetivos.

O Texto-base foi lançado no dia 25 de outubro, às 19h30, no Centro Cultural Três Poderes, em Brasilia (DF). Estiveram presentes representantes do Conic, inclusive o presidente da CNBB, dm Jayme Henrqiue Chemello; pastor Sinodal Renato Kühme; Pastor Ervino Schmidt, secretário executivo do Conic e membros da Comissão Ecumênico da Campanha.

FALTA DA DIGNIDADE

O texto aborda situações em que a pessoa humana é levada a tamanha abjeção que chega a provocar indignação ética. Entra pelos "porões da vida", nos subterrâneos da sociedade, na calada da noite de nossas cidades e campos, onde ocorrem muitos atentados à dignidade humana.

Também, à "luz do sol", descobre situações onde o desrespeito à pessoas humanas faz parte do cotidiano. São situações cruéis. mas que não chegam a escandalizar. Na prática, a sociedade está acostumada a elas, São por exemplo, os casos das favelas e cortiços, dos acidentes de trabalho, do péssimo atendimento à saúde de uma grande parte da população.

Outra constatação é a de que, por detrás de todo atentado à pessoa, está uma decisão humana. Na atual conjuntura, certas formas pervertidas de pensasr e agir, tendem a se tornar naturais, numa ignorância dos Direitos Humanos e também, pela influência dos meios de comunicaçào de massa.

Nesta abordagem da dignidade humana fica a pergunta: "Que perspectivas tem a dignidade humana no e a paz no Brasil?". Há cinquenta anos a humanidade assume o que a Bíblia garante: somos todos iguais em dignidade. Somos filhos do mesmo Pai e, portanto, irmãos. No entanto, os porões da vida, por detrás dos bastidores e até, à luz do sol, continuam o desrespeito e o aviltamento à pessoa humana. "Não é assim que queremos entrar no novo milênio", é o que as Igrejas Cristãs querem dizer, através das propostas do texto-base da CF 2000.

Contato com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil pode ser feito pelo endereço: SCS Q 1 - B1 E - Edificio Ceará, sala 713 - Brasilia DF ou pelo telefone: (0xx61) 321.4034 ou 321-8341